Internet mais barata no futuro

A Copel está iniciando os testes de desempenho da tecnologia PLC (iniciais de power line communications), que converte a fiação de energia elétrica em meio físico para conexão com sistemas de comunicações e telecomunicações em banda larga. Nesta primeira semana de abril, foram conectados os dez primeiros usuários – de um total de 300 – que integram o grupo de amostragem da experiência, conduzida na cidade de Santo Antônio da Platina, região do Norte Pioneiro, distante 370 km de Curitiba. Eles poderão navegar pela internet com conexões de 10 Mbps (megabites por segundo), capacidade superior às alternativas hoje existentes no mercado.

Gradativamente, serão conectados ao longo do mês de abril os demais usuários que já se cadastraram voluntariamente para participar do projeto piloto. Esses usuários, domiciliados no trajeto das redes elétricas que foram equipadas para, além de eletricidade, transportar sinais digitais de imagem, som e dados, terão a incumbência de, durante um ano, monitorar e avaliar criticamente o desempenho da tecnologia, produzindo relatórios periódicos para a Copel.

Nesse sistema, a energia elétrica e os sinais digitais de voz, imagem e dados compartilham o mesmo condutor, possibilitando transformar qualquer tomada elétrica do imóvel (seja ele uma casa, escola, comércio ou fábrica) também num ponto de conexão para internet em banda larga, telefone e TV a cabo.

Inclusão

No final de março, a Copel promoveu uma demonstração pública do funcionamento do sistema PLC durante a Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial do Norte Pioneiro, realizada em Santo Antônio da Platina. O vice-governador Orlando Pessuti participou da abertura do evento e foi conhecer a novidade, fazendo elogios ao seu aspecto socializante. “É um avanço porque tudo isso pode ir para dentro das escolas, das empresas comerciais, industriais, residenciais e de todos os lugares que forem necessários”, disse.

E essa é, segundo o presidente da Copel, Rubens Ghilardi, a principal virtude e a maior vantagem do sistema PLC: universalizar o acesso da população aos recursos de telecomunicações e à internet. \"O grande objetivo da experiência que está sendo iniciada pelo Governo do Paraná, por intermédio da Copel, é a possibilidade real de ser decretado definitivamente o fim da exclusão digital no Estado com a universalização dos serviços de telecomunicações, tal como já ocorre com a eletricidade\", comenta o presidente. “A tecnologia PLC também poderá democratizar o acesso da população a esses serviços, aumentando a concorrência e servindo de alternativa às companhias que monopolizam as telecomunicações no Brasil, contribuindo para baratear os preços cobrados”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails