Trabalhadores querem terminais de Curitiba integrados com os de São José dos Pinhais

O Conselho Municipal do Trabalho de São José dos Pinhais debateu a “Mobilidade Urbana e Qualidade de Vida”. O presidente do Conselho, Miguel Pacheco, convidou representante da URBS para apresentar o modelo de transporte integrado de Curitiba e Região e qual é a capacidade de passageiros deste sistema. A reunião foi...
realizada na manhã da última quarta-feira, 25 de maio, na sede da Secretaria do Trabalho.

Na Reunião, a representante da URBS informou que são apenas 220 funcinários responsáveis por fiscalizar todo o sistema de transporte coletivo de Curitiba. Miguel argumentou que esse número é muito pouco. A representante da URBS disse que será aumentado o quadro de fiscais de ônibus, só não disse quantos e nem quando.

Também estiveram presentes representantes da COMEC e da Secretaria Municipal de Urbanismo. 

No mesmo dia foi divulgada uma carta dirigida aos usuários de transporte coletivo no novo terminal de São José dos Pinhais. Com o título “Fórum do Transporte Coletivo de Qualidade em São José”, o texto defende a integração dos terminais de São José dos Pinhais com os de Curitiba. Essa integração ocorre, por exemplo, em Colombo, onde os terminais municipais recebem o fluxo de passageiros dos bairros e possibilita o transporte para Curitiba sem a necessidade de pagar outra passagem.

Na carta ainda é pedido o “fim da baldeação São Marcos até que a Prefeitura ofereça infraestrutura, com linhas adequadas e suficientes para atender o fluxo de passageiros destas regiões”.

Segundo a representante da URBS, o sistema integrado possui 2,5 milhões de passageiros ao dia. 

:: Segurança do Trabalhador
Durante a reunião, foi cobrada a melhoria das condições de trabalho de motoristas e cobradores de ônibus. O Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc) reivindica redução da carga horária sem redução de vencimentos e “não acumulo de funções”. A entidade também denunciou que as empresas de transporte municipal responsabilizam os cobradores quando ocorrem assaltos aos ônibus, contrariando o que diz a teoria do risco da iniciativa privada.

O debate continua e sugestões podem enviadas para o Conselho Municipal do Trabalho pelo e-mail: conselhotrabalhosjp@setp.pr.gov.br. 


fonte: Cutpr

Um comentário:

  1. Amigo Pico... Na minha humilde opinião, o que está acontecendo em SJP é uma pura e insensível "sacanagem" dos órgãos responsáveis. O que não entra na minha "cachola" é como poder ser possível, em um mesmo munícipio, termos situações tão distintas entre si. Afinal de contas, por que raios o Terminal Afonso Pena é integrado, e o novo terminal central não? Qual é a diferença, afinal? Os usuários são os mesmos... E aquela bizarrice montado no São Marcos?!?! Ah, é piada. No mínimo melhorar a estrutura do local, transformando-o em um mini-terminal de integração, com o advento de pelo menos mais duas ilhas de ônibus, e com uma estrutura mínima de apoio ao usuário, ao cidadão. Pô, fizeram uns pontos de ônibus comum e nomearam como "integração". Ridículo. Um terminal com a estrutura do novo, central, sem integração, é igual café sem açúcar. Amargo. A integração também serviria para mudar um pouco a situação da linha circular centro de SJP, que é uma verdadeira linha "fantasma", ou unicelular, que só trafega com o motorista (pelo menos toda vez que eu cruzo com um dos carros, ele está vazio, independente da hora do dia...)... Sinceramente... Não sei a dificuldade que URBS e COMEC encontram para regularizar a situação.
    Boa Semana, amigo Pico!

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