Violência contra trabalhadores em São José dos Pinhais

Autor Cristiano Lima

Sindicato é recebido à faca pela empresa Wambass a contratada pelo prefeito Ivan

Os representantes do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação de Curitiba e Região (Siemaco) foram brutalmente agredidos em frente da empresa Wambass Transportes Urbanização e Conservação localizada no bairro Costeira, nesta manhã, quando organizavam uma manifestação dos empregados. “Os responsáveis pela empresa usaram pedras, paus e uma faca para intimidar e agredir os trabalhadores”, conta João Gerônimo Filho, presidente do sindicato laboral.

O trabalhador Luiz Antônio da Conceição (Foto acima), ferido com maior gravidade foi encaminhado para o Hospital Cajuru, com suspeita de traumatismo craniano, resultado das agressões, outros 5 estão com marcas e escoriações pelo corpo.
A Wambass foi contratada de forma emergencial pela Prefeitura de São José dos Pinhais para fazer a coleta de lixo na cidade, mas não cumpriu o compromisso de manter os salários e benefícios, da mesma forma que a empresa anterior.
Nesta segunda-feira (6), os cerca de 80 funcionários da Wambass deveriam ter recebido salário, mas o depósito não foi efetuado. O Sindicato foi chamado pelos empregados e foi recebido com violência pelo gerente da empresa, que instigou inclusive a depredação de veículos do Sindicato e agressão física para tumultuar a manifestação.

A ocorrência foi registrada pelo 17.º batalhão da Polícia Militar de São José dos Pinhais. As vítimas foram encaminhadas para o Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito. O Siemaco está tomando as medidas cabíveis e quer um posicionamento do prefeito Ivan Rodrigues sobre o caso. “A prefeitura contratou a Wambass e esteve junto nas reuniões em que fico definido não reduzir os salários dos empregados, precisamos saber de que lado o município vai estar”, afirmou João Gerônimo.
Por causa do impasse e falta de negociação da empresa com os cerca de 80 funcionários da Wambass, a coleta de lixo em São José dos Pinhais corre o risco de ser suspensa a qualquer momento, dependendo de decisão dos trabalhadores.

Entenda as reivindicações dos trabalhadores da coleta de lixo de São José dos Pinhais

- Os coletores de lixo de São José dos Pinhais recebiam entre salários e benefícios R$ 909,10 pela empresa Ecosystem. Com o fim do contrato e transferência dos funcionários para a Wambass os salários foram reduzidos para o piso mínimo da categoria que é R$ 819,80

- A Wambass não está oferecendo equipamentos de segurança adequado para os funcionários que realizam a coleta de lixo.

- A Wambass se comprometeu a manter os trabalhadores da Ecosystem, mas vários foram dispensados e substituídos por empregados que vieram transferidos do Rio Grande do Sul.

- O número mínimo de 4 coletores por caminhão de lixo não está sendo respeitado, o que tem ocasionado jornadas mais longas de trabalho para cumprir os locais de recolhimento de resíduos.

- A empresa não aceita organização sindical no local de trabalho, direito garantido por lei a todos os brasileiros e ameaça com demissão qualquer empregado que tente defender seus direitos.

(Mais informações sobre a empresa Wambass, clicar aqui)


Momento em que o gerente da empresa Wambass se aproxima com a faca e em seguida comete a agressão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails