Novas regras pra cadeirinha de segurança

A partir desta quarta-feira começa a valer uma nova regra para o uso da cadeirinha para crianças em carros. Agora, quem for comprar o produto deve exigir o selo do Instituto Nacional de Meteorologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que garante, entre outros, a segurança e a qualidade ao produto.

ONG Criança Segura
ONG Criança Segura
Cadeirinha de segurança
De acordo com o diretor do Inmetro, Leonardo Rocha, "o selo indica que o produto atende aos requisitos mínimos de segurança. No passado, por meio de análises, percebemos que a maioria das cadeirinhas não atendia a estes requisitos, passando uma sensação de falsa segurança".

Entre os testes feitos com o produto, Rocha explica que é feita a simulação de colisão do veículo, é testada a resistência das tiras que fixam as cadeiras e a possibilidade de corrosão do material, entre outros processos.

A obrigatoriedade do certificado está em vigor desde maio de 2008, porém foram dados alguns meses para que os fabricantes pudessem se ajustar. De acordo com Rocha, o histórico do Inmetro mostra que "em um primeiro momento, talvez o preço do produto aumente". "A competição entre as marcas, porém, deve trazer os preços ao normal depois de um período", explica.

O Inmetro informa que o uso de testes nestes produtos (feitos com a adesão ao selo) pode reduzir em até 71% o risco de morte em casos de acidentes ou desacelerações repentinas do carro.

ONG Criança Segura
ONG Criança Segura
Cadeirinha de segurança
A partir desta quarta-feira, começa a valer também a multa para as lojas e fabricantes que colocarem as cadeirinhas sem inspeção no mercado. Segundo Rocha, a multa, nestes casos, pode chegar até a R$ 1,5 milhão - se forem considerados fatores como a reincidência, por exemplo.

A fiscalização será feita por meio dos institutos estaduais de pesos e medidas, que têm fiscais que frequentam o comércio diariamente verificando todas as medidas do Inmetro. "Mas o consumidor também pode denunciar", ressalta Rocha. Quem encontrar lugares que fazem a venda irregular de cadeirinhas pode denunciar no 0800-285-1818 ou no "Fale conosco" do site do instituto.

Recomendações

O Inmetro recomenda que, antes de comprar a cadeirinha, os pais verifiquem peso e altura da criança, já que existem opções para crianças de até 10 anos.

Os consumidores devem saber, também, que apesar de os produtos terem sido avaliados, o desempenho do produto depende de uma instalação adequeada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja Bem Vindo !!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails