A história do município de São José dos Pinhais começou exatamente onde está assentada a cidade, quando ocorreu inesperado massacre de expedição lusitana, ainda no seculo xv1 Eram homens comandados por Francisco Chaves, que fazia parte da primeira expedição sob o comando de Martim Afonso de Sousa ao Brasil, onde o donatário aportou em 1531. Se aventuraram, ao sair de Cananéia, a penentrar no sertão meridional a investida foi fatal, pois depararam-se com tribos indígenas nas cabeceiras do rio Goyo-Covó,(rio Iguaç que lhes custou a passagem e vida.
Outras expedições se sucederam, porém mais felizes, e aos poucos os Campos de Curitiba foram sendo ocupados. A procura pelo ouro foi a principal força que impulsionou aos intrépidos aventureiros e ousados bandeirantes que permearam este chão. As minas de ouro de Arraial Grande são que deram origem à cidade de São José dos Pinhais.
Em 1690, o reverendo João da Veiga Coutinho construiu em Arrraial Grande uma pequena capela, sob a invocação do Senhor Bom Jesus dos Perdões. O afluxo de pessoas à região continuou, sendo que em 1741, Balthazar Veloso da Silva e Salvador Albuquerque ainda exploravam as minas de ouro de Arraial Grande. No ano de 1775 foi nomeado guarda-mor do povoado o paulista José de Barros Lima.
Em ano de 1775 o povoado é elevado à categoria de freguesia, e Arraial Grande sente a necessidade de um novo templo. A antiga capela do Senhor Bom Jesus dos Perdões não estava suportando a carga do tempo, pois também servia de matriz paroquial, cujo santo padroeiro era São José. Passado algum tempo a capela encontrou-se em estado de ruínas, foi então demolida e a imagem do santo levada ao Rio de Janeiro para ser encarnada. Posteriormente outra igreja foi construída. Data de 1831 a criação da primeira escola primária de São José dos Pinhais.
Pela lei provincial nº 10, de 16 de junho de 1852, a freguesia foi elevada à categoria de vila, cuja instalação se deu em 8 de janeiro de 1853. Através da lei provincial nº 474, de 5 de abril de 1877, sancionada pelo presidente Joaquim Bento de Oliveira Júnior, a vila de São José dos Pinhais passou a ser sede de comarca, sendo classificada de primeira entrância no dia 27 de junho de 1878, através do decreto-lei provincial nº 6.983.
Em 1878 foi fundado o núcleo colonial de Murici, com 357 imigrantes poloneses galicianos e silesianos, e ainda italianos procedentes da região norte daquele país. Estas famílias foram instaladas em setenta e três lotes rurais. Outra colônia desenvolvida no interior do município foi a Inspetor Carvalho, que comportou 165 imigrantes galicianos e italianos, distribuidos em setenta e dois lotes. A Colônia Zacharias iniciou-se com 132 imigrantes poloneses e italianos, que se dividiram em vinte e seis lotes. Desenvolveram-se ainda as colônias Silveira da Mota, Zaira e Acioli, Santo Antonio, Padre Paulo, Rio Abaixo, Afonso Pena, Marcelino, Ifigênia e São Francisco Xavier.
Algumas de maior destaque, a exemplo das colônias Muricy e Inspetor Carvalho tiveram espetacular progresso, mas todas exerceram fundamental papel no povoamento e crescimento de São José dos Pinhais, dando excepcional parcela de contribuição na formação social, cultural e econômica da comunidade. De acordo com a lei estadual n° 259, de 27 de dezembro de 1897, sancionada pelo governador José Pereira dos Santos Andrade, São José dos Pinhais recebeu foros de cidade. Hoje é um dos mais importantes municípios do estado brasileiro do Paraná, destacando-se na área industrial.
O prefeito atual é Ivan Rodrigues(PTB) e o vice Jairo Melo - Gestão 2009-2012. A Câmara Municipal é formada por quatorze vereadores.
A cidade é dividida em 34 [5] bairros, sendo que os mais desenvolvidos estão localizados perto do centro (13). Como podemos ver, os bairros perto do centro são menores do que os mais afastados. A última separação de bairros em São José dos Pinhais foi em novembro de 1999.
- Academia
- Aeroporto
- Afonso Pena
- Aguas Belas
- Aristocrata
- Arujá
- Distrito de Campo Largo
- Aviação
- Barro Preto
- Bom Jesus
- Boneca do Iguaçu
- Borda do Campo
- Centro
- Cidade Jardim
- Colônia Rio Grande
- Costeira
- Cruzeiro
- Del Rey
- Guatupê
- Iná
- Independência
- Ipê
- Itália
- Ouro Fino
- Parque Iguaçu
- Pedro Moro
- Quississana
- Renault
- Rio Pequeno
- São Cristóvão
- São Domingos
- São Marcos
- São Pedro
- Zaniolo
Turismo
São José dos Pinhais tem algumas áreas de lazer, sendo que a maioria pertence à prefeitura. As principais áreas de lazer são as praças e parques infantis.
- Praça Verbo Divino
É a maior praça de São José dos Pinhais, nunca está fechada e a entrada é gratuita. A praça contém um pista de bicicleta, quadra de futebol de areia, parques infantis simples(balanço, gangorra e escorregador) e locais para caminhar. Nos feriados, a praça contém mais brinquedos infantis; várias barracas que vendem objetos comuns, comidas e objetos mais raros de encontrar. Está localizado na esquina da rua Dr. Claudino dos Santos e Dr. Veríssimo Marques.
- Caminho do Vinho e Festa do Vinho
O Caminho do Vinho é uma rota com mais de 30 produtores de vinho em São José dos Pinhais, localizada na Colônia do Mergulhão, funciona durante o ano todo fornecendo vinhos, queijos e doces de diversos tipos, a culminância do Caminho do Vinho dá-se na Festa do Vinho, onde você é recepcionado por estudantes de turismo locais e moradores da região trajados tipicamente como italianos.
A festa acontece anualmente em Agosto.
- Shopping São José
O Shopping São José é o primeiro shopping da cidade. Foi inaugurado em Setembro de 2008. O shopping conta com mais de 150 lojas, entre elas 2 âncoras (LOJAS AMERICANAS e RENNER), 2 mega-lojas (ESPORTES, LIVROS E CDs) e 5 salas de cinemas multiplex que serão da rede Cinemark, uma das maiores do Brasil com centenas de salas sendo que essas 5 serão as primeiras da rede no sul do país. A realização do empreendimento é da SOIFER participações (shoppings muller e crystal são alguns dos empreendimentos já realizados pela mesma, com o projeto arquitetônico de Coutinho-Cordeiro-Diegues arquitetos e comercialização da CONSHOPPING. Mais informação podem ser obtidas no site [1]
- Casa do Papai Noel
A casa do Papai Noel fica aberta no mês de Dezembro, até o dia 25, todos os dias. Nela há várias lojas que vendem enfeites natalinos, parque para as crianças, pequenas praças e a casa do Papai Noel, que é onde as crianças pedem seus presentes. Está aberta 24 horas por dia e recebe muitos visitantes. Está localizado longe do centro da cidade, perto da Rua Rui Barbosa. Está aberta de segunda à sexta das 15:00 às 23:00 horas, aos sábados e domingos, ela abre um pouco mais tarde, às 16:00 e fecha no mesmo horário de segunda à sexta. Para entrar nos dias de comemorações as pessoas levam brinquedos, roupas, comida para entidades carentes.
- Centro de Esporte e Lazer Ney Braga
É o maior ginásio de esportes de São José, com quadras para basquete vôlei e canchas de futsal. O tamanho do ginásio atrai muitos esportistas que moram na cidade. Está aberto todos os dias, das 9:00 horas até as 18:00 horas. Está localizado na Rua XV de Novembro e na Rua Isabel a Redentora.
- Rio de Una
É um lindo lugar com muitas florestas e poucos habitantes. Conhecido pelo hotel "La Dulce Vita", este lugar fica na divisa de São José dos Pinhais e de Tijucas do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja Bem Vindo !!