Pescaria Rio Miranda

Vitamina C para resfriados, isso funciona?

O resfriado comum é a doença infecciosa mais frequente nos seres humanos, e todos dessa doença pelo menos uma vez várias vezes por ano. Curiosamente, a vitamina C tem sido frequentemente considerada um tratamento eficaz. Por volta de 1970, o ganhador do prêmio Nobel Linus Pauling popularizou a teoria de que a vitamina C ajuda a tratar resfriados.
Ele publicou um livro sobre prevenção ao frio usando megadoses de vitamina C, ou até 18.000 mg por dia. Para comparação, a dose recomendada é de 75 mg para mulheres e 90 mg para homens. Naquela época, nenhum estudo confiável havia provado que isso fosse verdade. Mas nas décadas seguintes, vários estudos controlados examinaram se a vitamina teve algum efeito no resfriado comum.

Vitamina C para resfriados, isso realmente funciona?
Os resultados foram bastante decepcionantes. Uma análise de 29 estudos, incluindo 11.306 participantes, concluiu que a suplementação com 200 mg ou mais de vitamina C não reduziu o risco de pegar um resfriado. No entanto, os suplementos regulares de vitamina C tiveram vários benefícios, incluindo: redução dos sintomas de um resfriado, tornando-o menos grave, os suplementos reduziram o tempo de recuperação em 8% em adultos e 14% em crianças, em média.
Uma dose suplementar de 1-2 gramas foi suficiente para reduzir a duração de um resfriado em 18% em crianças, em média. Outros estudos em adultos descobriram que 6-8 gramas por dia são eficazes. A vitamina C parece ter efeitos ainda mais fortes em pessoas que estão sob intenso estresse físico.
Vitamina C para resfriados, isso realmente funciona?
Nos corredores e esquiadores de maratona, a vitamina C quase reduziu pela metade a duração do resfriado comum. A vitamina C é um antioxidante e necessário para produzir colágeno na pele. O colágeno é a proteína mais abundante nos mamíferos, mantendo a pele e vários tecidos resistentes, mas flexíveis.

O que pensam os que não acreditam que o homem chegou (12 vezes) à Lua

O que pensam os que não acreditam que o homem chegou (12 vezes) à Lua

Pegada na LuaDireito de imagemNASA
Image captionHá 50 anos, o astronauta Neil Armstrong (1930-2012) disse ter dado um 'pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade'
Cinquenta anos depois de o astronauta Neil Armstrong (1930-2012) ter dado aquele "pequeno passo para o homem, grande passo para a humanidade", ainda há muita gente que não acredita que um ser humano - para ser mais exato, 12, em seis viagens diferentes da missão Apollo - pisou na Lua.
Teorias conspiratórias de diferentes níveis de complexidade estão a um clique do mouse. E, em tempos de fácil propagação de fake news em redes sociais, ganham fôlego online. "Não adianta tentar rebater uma teoria da conspiração porque outra vai aparecer logo após. Por isso o melhor é voltar ao início e ver como aconteceu a corrida espacial", diz à BBC News Brasil o físico e engenheiro brasileiro Ivair Gontijo, cientista da Nasa, a agência espacial americana.
"Muitas pessoas tem dúvidas legítimas e querem entender, mas quando procuram pelo assunto na internet, acabam achando mais teorias da conspiração e ficando mais confusas ainda."
De tempos em tempos, diversas pesquisas de opinião são realizadas pelo mundo para medir o quanto as pessoas acreditam no sucesso das missões Apollo. O nível de descrença varia de 6% a 57% - este último impressionante número é de levantamento divulgado ano passado pelo VTsIOM, o instituto nacional de pesquisas de opinião da Rússia, e deve refletir sobretudo os esforços de contrapropaganda da Guerra Fria, quando a então União Soviética era rival dos Estados Unidos na chamada corrida espacial.

kartodromo São José dos Pinhais Equipe AK41

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails