Auditoria Cívica da Saúde em São José dos Pinhais. Trata-se de um projeto da Força Sindical do Paraná e do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, que realiza auditoria nas unidades de saúde do município. A iniciativa capacita cidadãos para fiscalizar as Unidades Básicas de Saúde nas cidades. Em São José dos Pinhais, já foram monitoradas 24 UBS. A primeira auditoria, realizada no ano passado, apontou mais de 200 itens a serem corrigidos. Em abril desse ano, auditoria parcial apontou que Prefeitura tinha resolvido 58% dos itens apontados. As auditorias tem quatro focos: estrutura e instalações, qualidade de atendimento, pessoal e medicamentos.
Nesta quinta e sexta-feira, os auditores cívicos voltam às Unidades de Saúde de SJP para fazer o Relatório Final da Auditoria. Serão novamente monitoradas todas as unidades. Essa é a vistoria final de um total de três vistorias.
Na sexta-feira, à tarde, os itens não solucionados serão encaminhados à Promotoria de Saúde do Ministério Público do município, na pessoa do promotor de saúde, Willian Lira de Souza. Ele já abriu, no ano passado, um Procedimento de Acompanhamento para monitorar as ações da prefeitura estava tomando para solucionar os problemas apontados pela Auditoria Cívica. Os relatórios também serão novamente protocolados na Secretaria Municipal de Saúde de SJP, diretamente ao secretário de Saúde, Brasílio Vicente de Castro.
Participação é fundamental
O presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, destaca a importância da participação de trabalhadores da categoria em iniciativas como essa. “Somos usuários do SUS, dos serviços públicos, e esse tipo de serviço só vai melhorar com a nossa fiscalização, com a nossa cobrança e participação. Os gestores públicos precisam e contam com essa contribuição. No final, todos ganham: nós, usuários da saúde pública, os gestores do sistema e toda a comunidade”.
Confira passo a passo como funciona a Auditoria Cívica na Saúde
1) Cidadãos pedem auditoria
1) Cidadãos pedem auditoria
2) A Força Sindical do Paraná e o IFC qualificam os voluntários
3) Depois de qualificados, os voluntários vão fiscalizar as Unidades de Saúde e fazer o levantamento dos problemas. Na fiscalização são levados em conta 4 aspectos:
- Qualidade dos serviços prestados;
- Estruturas físicas;
- Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde;
- Medicamentos;
- Estruturas físicas;
- Equipamentos, recursos humanos e percepção de usuários e profissionais de saúde;
- Medicamentos;
4) Após a fiscalização é formado um relatório final com os problemas encontrados nas UBS
5) Os auditores realizam audiência com prefeito, o promotor de justiça e outras autoridades do município para apresentar o relatório final.
6) As autoridades tem um prazo de 90 a 120 dias para a resolução dos problemas apontados no relatório
Em São José dos Pinhais, primeira cidade a receber a auditoria no estado, foram feitas 3 fiscalizações. A primeira em 30 e 31 de outubro de 2014, onde foi feito o levantamento dos problemas encontrado. Uma parcial, em abril deste ano parar verificar o andamento da resolução dos problemas. E a última, começada ontem e terminada hoje de manhã, que mostrou o índice de resolução.